Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024

Prazo do contrato de locação

Publicado por Bruna Lyra Duque
há 10 anos

Não há determinação na Lei do Inquilinato sobre um prazo engessado para o contrato de locação. Assim, você pode estipular o prazo que lhe seja mais conveniente. Na prática, as imobiliárias indicam o prazo de 30 meses para proteger o locador.

A Lei 8.245/91 estabelece, nos artigos 46 e 47, situações que ensejarão a extinção do contrato a depender do prazo estipulado, a saber:

Art. 46. Nas locações ajustadas por escrito e por prazo igual ou superior a trinta meses, a resolução do contrato ocorrerá findo o prazo estipulado, independentemente de notificação ou aviso.

§ 1º Findo o prazo ajustado, se o locatário continuar na posse do imóvel alugado por mais de trinta dias sem oposição do locador, presumir-se-á prorrogada a locação por prazo indeterminado, mantidas as demais cláusulas e condições do contrato.

§ 2º Ocorrendo a prorrogação, o locador poderá denunciar o contrato a qualquer tempo, concedido o prazo de trinta dias para desocupação.

Art. 47. Quando ajustada verbalmente ou por escrito e como prazo inferior a trinta meses, findo o prazo estabelecido, a locação prorroga - se automaticamente, por prazo indeterminado, somente podendo ser retomado o imóvel:

I - Nos casos do art. 9º;

II - em decorrência de extinção do contrato de trabalho, se a ocupação do imóvel pelo locatário relacionada com o seu emprego;

III - se for pedido para uso próprio, de seu cônjuge ou companheiro, ou para uso residencial de ascendente ou descendente que não disponha, assim como seu cônjuge ou companheiro, de imóvel residencial próprio;

IV - se for pedido para demolição e edificação licenciada ou para a realização de obras aprovadas pelo Poder Público, que aumentem a área construída, em, no mínimo, vinte por cento ou, se o imóvel for destinado a exploração de hotel ou pensão, em cinquenta por cento;

V - se a vigência ininterrupta da locação ultrapassar cinco anos.

O mais importante dessa distinção da lei é considerar o seguinte: no caso do artigo 46, a denúncia é chamada de vazia, já que não precisa de nenhuma justificativa. Já no artigo 47, a denúncia será cheia, pois precisa ser fundamentada.

Prazo do contrato de locao

  • Sobre o autorAdvogada
  • Publicações43
  • Seguidores204
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações611
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prazo-do-contrato-de-locacao/124284695

Informações relacionadas

Fellipe Duarte, Advogado
Artigoshá 5 anos

Dicas sobre o aluguel de imóveis para escolas e hospitais

Rodolpho Andrade, Advogado
Artigoshá 6 anos

Maior ou menor que 30 meses? Qual o melhor prazo para contrato de locação?

Michele Caiaffa, Advogado
Artigoshá 5 anos

A importância do prazo nos contratos de locação

Lucas Daniel Medeiros Cezar, Advogado
Artigoshá 7 anos

Locação de Imóveis Urbanos: prazo de 12 (doze) ou 30 (trinta) meses?

Blog do Jusbrasil
Notíciashá 3 anos

Jusbrasil e Thomson Reuters lançam o Jusbrasil Doutrina. Confira!

6 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Doutora: possuo um imóvel residencial em sociedade com outra pessoa e nosso documento de propriedade se resuma a um contrato particular de venda e compra não registrado. No imóvel há um locatário e no contrato de locação só o nome do meu sócio consta na qualidade de locador.
Meu sócio está residindo no exterior e preciso acionar o locatário por falta de pagamento, retomada do imóvel, etc.
Posso fazê-lo? De quais documentos deverei dispor? continuar lendo

Senhor Francisco,
Tem legitimidade para propor a ação o locador. No caso, como ele reside no exterior, o senhor poderá atuar na demanda por meio de procuração pública.
Sobre a documentação e outros detalhes quanto à demanda, recomendo buscar orientação de um advogado na sua cidade.
Caso queira, por gentileza, entre em contato pelo contato@lyraduque.com.br.
Atenciosamente,
Bruna. continuar lendo

Doutora;
Tenho um contrato de locação, onde sou locatário, o qual possui uma multa em caso de atraso de 20%. Esta taxa é legal? Tem alguma lei e/ou artigo que regulariza esta taxa? continuar lendo

Senhor Wellington,
Não compreendi muito bem o motivo do atraso. Se for quanto ao pagamento do aluguel, a Lei do Inquilinato não estabelece um teto para a multa, como no Código de Defesa do Consumidor.
A propósito, defendo a tese que não cabe a aplicação do CDC nas relações locatícias.
Para uma consultoria mais detalhada, caso queira, por gentileza, entre em contato pelo contato@lyraduque.com.br.
Atenciosamente,
Bruna. continuar lendo

Cara Colega,
Leio frequentemente os artigos que posta e os considero bastante pertinentes e bem focados.
Mas quanto ao presente gostaria de fazer um adendo.
Para meus clientes (administradoras e proprietários locadores) oriento-os com muita enfase quanto ao prazo da locação face às mencionadas "denúncia vazia" e "denúncia cheia" pois nem todos entendem a sutileza desse detalhamento.
Seu artigo, não lido só por operadores do direito, embora mencione os casos de "denúncia", não deixou claro ou não foi mais didático quanto à proteção do artigo 46 da mencionada Lei, clareza essa fundamental para aqueles que, em grande número, vivem hoje dos frutos dos investimentos de toda uma vidada e respectiva locação de seus bens imóveis como complemento à combalida aposentadoria.
Fica aqui meu adendo e aguardo para ler seus próximos artigos.
Sucesso! continuar lendo

Obrigada pelo comentário, Carlos.
Gostaria também de ler um comentário com mais detalhamento do senhor sobre o tema. O que acha?
Cordialmente. continuar lendo